sábado, 14 de maio de 2016

Ações voltadas ao meio ambiente são discutidas no Conexão Porto Alegre

As mudanças climáticas têm sido pauta de discussões nas principais cidades do mundo. Em Porto Alegre, não é diferente. O papel do Estado e a parceria com a população nas ações de cuidado e atenção ao meio ambiente foram pontos que permearam os debates na edição deste sábado, 14, do Conexão Porto Alegre. "As melhores iniciativas são aquelas que envolvem governo e sociedade. Na questão ambiental, isso é ainda mais importante, pois trata-se fundamentalmente de um dever de todos. Precisamos cuidar da nossa casa comum, que é o planeta Terra", afirmou o vice-prefeito Sebastião Melo, que organiza os encontros semanais.

Na abertura, o ex-secretário municipal do meio ambiente Beto Moesch fez uma breve exposição e ressaltou a importância de os municípios traçarem uma política ambiental clara. "Cada vez mais as cidades dispõem de boas ferramentas para a realização da gestão ambiental, basta ter vontade política", garantiu. Além disso, Moesch destacou o protagonismo de Porto Alegre na área. "Fomos a primeira capital do Brasil a contar, ainda no ano de 1976, com uma secretaria municipal do meio ambiente. Temos história e devemos seguir avançando", disse.

Em seguida, os cerca de 100 participantes do evento foram divididos em cinco grupos. Cada grupo debateu um dos seguintes tópicos: licenciamento ambiental, gestão de espaços verdes, integração da gestão ambiental, informação estratégica sobre qualidade ambiental na cidade e iniciativa para adaptação e mitigação de mudanças climáticas. Ao fim, houve o compartilhamento das ideias discutidas.

Sobre o evento:

Conexão Porto Alegre – Ciclo de Debates é um espaço aberto de discussão e colaboração entre os porto-alegrenses comprometidos em tornar a Capital gaúcha mais acolhedora e humana. O objetivo é conectar pessoas e comunidades a partir de experiências vivenciadas dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário