segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Diário dos Cuidados com a Cidade: PORTO ALEGRE SUSTENTÁVEL

Participei na sexta-feira do FST, dando as boas vindas, como prefeito em exercício, aos participantes da Mesa Cidades Sustentáveis, debate promovido pelo Instituto Ethos e pela Rede de Cidades Justas e Sustentáveis. E com muito orgulho.

Orgulho não só porque o prefeito Fortunati assinou, em 2012, o compromisso de cumprir as Metas do Programa Cidades Sustentáveis, tendo sido a Prefeitura de Porto Alegre a primeira a fazê-lo. Também porque, ainda como vereador, durante os trabalhos do V Congresso da Cidade, depois de assistir a palestra do Secretário Executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinzini, fui até a capital paulista conhecer de perto a experiência do Plano de Metas lá adotado. Meses depois, em 2013, protocolei na nossa Câmara Municipal um projeto similar, sob o nome de PROMETO – Programa de Metas.

Vamos por partes. O compromisso firmado pelo prefeito Fortunati foi desdobrado em 40 Metas a serem atingidas até 2016, cujo andamento pode ser acompanhado através do site do nosso OBSERVAPOA – www.observapoa.com.br. Ajudou muito Porto Alegre já contar com seu Novo Modelo de Gestão, cuja arquitetura já organizava nosso governo, desde 2005, através de programas finalísticos. Assim, as metas pactuadas por nosso governo foram abrigadas dentro de cada um dos programas existentes.

O PROMETO é uma ideia simples, mas profundamente transformadora das formas de fazer política e governar. Sinteticamente, se aprovado por nossos vereadores e vereadoras, determinará que todas as promessas de campanha sejam transformadas em metas de governo. Ou seja, se for prometido na campanha eleitoral a construção de 100 creches, o candidato a prefeito ou prefeita eleitos deverão estabelecer um prazo para construção, dizer onde serão feitas e a fonte dos recursos. E tudo publicizado e fiscalizado pela sociedade porto-alegrense.

Na breve boas vindas que dei aos palestrantes do evento, destaquei o trabalho de Oded Grajew que, há muitos anos, dedica-se a reinventar as formas de exercício da democracia e as condutas dos governos. Porto Alegre tem tudo a ver com seus sonhos, porque, via de regra, eles são universais, de todos nós, e aqui temos uma capacidade imensa de transformá-los em realidade. Por uma Porto Alegre justa e sustentável...é o meu sonho também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário