quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Diário dos Cuidados com a Cidade: O POVO DAS ILHAS

Muita gente não sabe, mas o conjunto de ilhas do Delta do Jacuí (aquelas que ficam logo ali depois da ponte do Guaíba) faz parte do município de Porto Alegre. Ilha da Pintada, Ilha das Flores, Ilhas Grande do Marinheiros e outras onze compõem o bairro Arquipélago, que abriga aproximadamente 8300 pessoas. Grande parte dessa gente tira o seu sustento da atividade pesqueira. São portoalegrenses como nós, cidadãos como qualquer outro. Mas, acima de tudo, um povo guerreiro, formado por homens e mulheres que não se intimidam com as dificuldades e com muita força de vontade levam a vida adiante.

Foram esses verdadeiros lutadores sociais que participaram (comigo e com representantes de várias secretarias da Prefeitura) do Fórum de Serviços da Região das Ilhas. O Fórum é um espaço criado pelo governo para, em parceria com a comunidade, resolver problemas na prestação de serviços públicos e construir uma cidade melhor. É um direito dos moradores para apontar essas falhas e cobrar da Prefeitura, assim como é nosso dever, enquanto governo, atender essas demandas.

Foram mais de duas horas de conversas. Uma boa conversa, aliás. Ouvi a todos que desejaram se manifestar, sem exceção. Alguns eram contidos, outros tímidos. Mas muita gente me cobrava com veemência, demonstrava insatisfação. Queriam ouvir respostas, queriam que alguém os escutasse (por mais singelo que isso possa parecer). E é justamente sobre os relatos e desabafos mais contundentes que minha atenção se voltava. Gosto de pessoas que se envolvem, que têm causa, que brigam por um lugar melhor. Admiro e valorizo demais quem abre mão de um momento de lazer e descanso em casa com a família para estar em uma reunião discutindo os problemas da cidade. Esses, mais do que nunca, merecem ser ouvidos. E atendidos.

Por essa razão, dei minha palavra aos bravos moradores das Ilhas. Todas as ações acordadas ontem passam a ser prioridades dentro do nosso governo. Em especial a questão da instalação de novos pontos regulares de água. E que mais reuniões como esta aconteçam, para que possamos ampliar a nossa capacidade de cogestão. Afinal de contas, nenhum governo é capaz de dar conta de uma cidade sozinho. Só com a ajuda das pessoas é possível continuar mudando nossa Porto Alegre para melhor.

Um comentário:

  1. Quem conhece a trajetória política do Vice Prefeito sabe que ele tem realmente prazer em ouvir, conhecer e conviver com os cidadãos humildades, carentes, simples e necessitados de nossa Cidade.
    Agora tem também a oportunidade de, buscando conhecer mais profundamente os problemas de cada bairro, efetivamente auxiliar na criação de estratégias e projetos com o auxílio da comunidade e assim amenizar ou mesmo extinguir alguns destes problemas que sacrificam tantas pessoas e que muitas vezes lhes tira a possibilidade de viver com dignidade. O mais importante é que ele realmente se importa.

    ResponderExcluir