sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Diário dos Cuidados com a Cidade: A CAPITAL QUE UNE TODAS AS RELIGIÕES

Ontem à tarde representei o prefeito Fortunati na cerimônia de lavagem das escadarias da Prefeitura, realizada desde 2011 pelas religiões afros-umbandistas. Hoje, fui recebido para uma reunião-almoço na Cúria de Porto Alegre pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler, acompanhado pelos secretários da fazenda, Roberto Bertoncini; do Inovapoa, Déborah Pilla Villela, do Meio Ambiente, Cláudo Dilda, e pelo presidente da Fasc, Marcelo Soares.  Nas duas ocasiões, uma mesma percepção: o poder que emana do exercício da fé e faz unir todas as religiões no mesmo objetivo de cuidar das pessoas e da nossa cidade. Exemplo concreto disso é a existência do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre.

“A mística é o diferencial da fé”, confidenciou-nos Dom Jaime e eu pensei cá comigo se não é esta a diferença que vi expressa nos olhos e nos movimentos dos devotos que lavavam as escadarias do Paço com ervas de cheiro, ao mesmo tempo em que invocavam a espiritualidade e a prosperidade para o povo de Porto Alegre. Ou manifesta nas palavras do Arcebispo, que robustas de otimismo e vontade mais pareciam a ação transformadora já em andamento.

Duas formas de explicar o mundo – nossa origem, nosso papel na Terra e nosso destino – mas que na prática fazem brotar nos nossos bairros uma imensa obra social, que não começa e não termina nas Casas de Religião, nos Terreiros e nas Igrejas, mas que se pereniza, independente da vida e da morte, na cultura da tolerância, da caridade, da justiça, da confiança e da coesão social em nossas comunidades.

Nas palavras e nas atitudes de Pai Paulinho de Ogum Xoroquê e de Dom Jaime, tradição e mudança convivem como para dar uma medida de julgamento aos mais jovens do tanto que é preciso lembrar e conservar e, aos mais velhos, do outro tanto que é preciso arquivar e transformar.

Temos muito a aprender e fazer juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário