quinta-feira, 2 de abril de 2015

DIÁRIO DOS CUIDADOS COM A CIDADE: Feira do Peixe - Um ritual que promove a convivência

Visitei hoje a Feira do Peixe. Esta é a 235ª edição deste tradicional evento da nossa cidade. Até agora já foram vendidas mais de 80 toneladas de peixe, superando o 1 milhão e meio de reais em vendas.
Gosto de frequentar as Feiras de Porto Alegre. Gosto também do comércio de calçada. São espaços de convivência que mantém vivas as primeiras experiências de vida pública e que remontam às cidades medievais.

De lá para cá, os aglomerados urbanos cresceram vertiginosamente e uma mistura de desejo de anonimato com sensação de insegurança  fizeram com que passássemos a privilegiar os espaços privados e o consumo, em vez do contato com estranhos e celebração de novas amizades.

Andando pela Feira do Peixe, percebo o quanto as pessoas desejam voltar às ruas, às Feiras, aos Parques e Praças; algumas regateiam o preço do pescado, outras se reúnem em pequenos grupos para jogar conversa fora e muitas circulam pelos corredores da Feira como se procurassem o olhar do outro, um encontro fortuito, um reencontro com amigos, ex-colegas de colégio e parceiros e parceiras de aventuras de vida.

Vocês não podem perder de fazer essa visita também. Amanhã, na sexta-feira santa a Feira do Peixe ainda estará em pleno funcionamento, das 8h ao meio-dia.

Quem sabe não encontras aquela velha amizade?      

Nenhum comentário:

Postar um comentário