segunda-feira, 13 de abril de 2015

DIÁRIO DOS CUIDADOS COM A CIDADE: AS PEQUENAS GRANDES OBRAS

Foto: Ocimar Pereira
Na manhã deste sábado, acompanhei o Prefeito José Fortunati na inauguração da Travessa  para Pedestres Lanceiros Negros, localizada entre as Ruas Mata Bacelar e Coronel Bordini.

O espaço antes degradado e escuro, hoje se tornou um local de convivência urbana, com bancos e iluminação que garantem a segurança, o conforto e o encontro entre os vizinhos. Essa obra contempla uma reivindicação de oito anos dos moradores do Bairro Auxiliadora, através da AMA, que é a sua Associação.

Uma das razões de desgaste dos governantes é que os moradores das cidades não conseguem acessá-los. Não podem falar com eles, ouvi-los, reclamar, elogiar, dar ideias e sugerir correção de rumos. Em Porto Alegre, o convívio frente a frente com os governantes é uma tradição, sustentada nos mais diversos espaços de participação e também pela nossa presença em cada canto da cidade.
A segunda razão de desgaste dos governantes é a incompreensão de que os moradores desejam uma cidade gostosa de viver e que esse prazer é garantido por aquilo que chamamos de “pequenas grandes obras”.

O mais importante na entrega da Travessa para Pedestres Lanceiros Negros é a sua singeleza. Não é uma enorme estrutura, um equipamento complexo e caro. Não, o essencial desta entrega é a função que passa a exercer na comunidade: fortalece a segurança, o encontro com os outros, resgata a confiança e a coesão social.


Parabéns a todos os servidores envolvidos no planejamento, na escuta da comunidade e na  execução desta “pequena grande obra” e, fundamentalmente, aos integrantes da Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora – a AMA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário