quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Diário dos Cuidados com a Cidade: O COMEÇO

A ideia de escrever um Diário não é nada nova. Só para termos uma idéia, o primeiro Diário pessoal foi escrito no século XVII, todo em taquigrafia, pelo escritor inglês Samuel Pepys. Em seus relatos, Pepys oferece uma visão profunda sobre Londres, registrando desde o grande incêndio da capital britânica, a peste bubônica, até as intrigas da corte. Tudo isso, o leitor pode encontrar em: http://migre.me/hsrj7

Com o Diário dos Cuidados com a Cidade quero oferecer a minha visão sobre Porto Alegre. Mais do que isso, o que sinto ao cumprir uma extensa agenda, com um detalhe: compreensão e sentimentos mais do Sebastião Melo, cidadão, que foi recebido por esta cidade acolhedora há muitos anos, migrando da pequena Piracanjuba em Goiás, do que do Vice-Prefeito, embora só o exercício da escrita vá dizer se esta dissociação é possível.

De todo modo, foi a forma que pensei de me aproximar mais ainda da realidade da cidade, das suas leituras variadas, de sua complexidade, para expressar e realizar uma convicção que, julgo, deve permear o cotidiano de cada um, seja quem for: uma cidade para as pessoas começa com o ato de CUIDAR, seja do outro, seja da própria cidade.

Toda vez que circulo pelos bairros meu olhar escorrega para as praças, calçadas, residências, pessoas, em busca das conseqüências do descuido. Pode ser lixo esparramado, um balanço quebrado, uma placa tapada por uma árvore. Dia desses bati palmas no portão de uma casa em Ipanema para, de forma cortês, falar de um saco de lixo colocado fora do horário da coleta. E todos os dias chego em meu gabinete e a primeira tarefa é acionar os órgãos municipais para que melhorem um serviço que não está a contento. Nos dois casos, pouco importa quem atue, se o cidadão ou o Vice-Prefeito. A responsabilidade por cuidar do outro e da cidade é de ambos.

Sem querer, já comecei meu diário. Espero que curtam.

2 comentários:

  1. A FALTA DE ÁGUA NA RUA BAZILIO PELLIN FILHO ESTÁ CRITICA. FALTOU NA TERÇA (14.01) E SÓ RETORNOU ONTEM AÍ PELAS 15H. AGORA (15H30M) FUI ABRIR A TORNEIRA E??? SEM AGUA....QUAL SITUAÇÃO ( FORA A FALTA DE ÁGUA)?

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, já orientei minha assessoria comunitária a buscar informações sobre a situação da tua rua. Tão logo tenhamos a informação exata, entraremos em contato por aqui. Ok? Abraço!

    ResponderExcluir