quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A liberdade de expressão é inegociável

A liberdade de expressão é o principal pilar do Estado Democrático de Direito. Sem ela, não há política. Ser livre é, sobretudo, a possibilidade de exercer a autonomia sem qualquer tipo de constrangimento e, a partir desse exercício, dar início a coisas novas.

Foi a partir da luta e da vitória em torno da liberdade de expressão, que o MDB  pôde conduzir, junto com a OAB, ABI, CNBB e outras instituições nacionais, o processo de redemocratização do país e consagrá-lo na promulgação da chamada Constituição Cidadã.

Foi também nessa luta pela liberdade, que a bandeira da anistia, das Diretas Já, do fim da tortura, dos direitos humanos e sociais ganharam a opinião pública e a democracia avançou celeremente em todos os rincões do Brasil, derrotando os bolsões de clientelismo e fisiologismo, comandados por caudilhos e coronéis que, por meio de currais eleitorais, constrangiam a autonomia de centenas de milhares de brasileiros. Nestes quinhentos anos de história, vivemos o mais longo período democrático no país.

Em Porto Alegre, nosso projeto político e administrativo foi eleito e reeleito sob a liderança de José Fogaça e os conceitos e políticas públicas destes dois governos são ainda a alma da atual administração de José Fortunati, na qual tenho a honra de representar o PMDB, junto com dezenas de companheiros e companheiras, que exercem seus talentos e suas capacidades, com esforço e dedicação.

No momento em que o PMDB de Porto Alegre prepara-se para renovar seu Diretório Municipal, quatro chapas se apresentam, demonstrando a vitalidade do nosso partido e também que o movimento das ruas encontrou acolhida em nosso meio.

Este é um dos momentos de maior responsabilidade da militância e dos dirigentes partidários. Porque é nele que serão testados nossos compromissos com a democracia e com a liberdade de expressão. É o momento de exercer a única intolerância legítima em um Estado de Direito, que é aquela que afirma, com todas as letras, que qualquer violação do direito de pensar diferente e votar livremente é uma agressão á democracia. Porque está gravada na história do país, que a liberdade de expressão é inegociável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário