segunda-feira, 18 de abril de 2016

Os estudantes de hoje precisam desenvolver a autonomia e o espírito crítico

A importância da educação na formação de cidadãos ativos e com pensamento crítico foi debatida na manhã deste sábado, 16, na quarta edição do Conexão Porto Alegre – Ciclo de Debates. “A escola da Era da Informação não pode ser a mesma da Era Industrial, em que alunos aprendem o mesmo conteúdo no mesmo ritmo”, afirmou o professor Rafael Korman, co-fundador da Autonomia Soluções em Educação. "A sociedade em que vivemos hoje demanda um novo tipo de estudante e um novo tipo de escola, diferente da maioria que vemos hoje”, destacou. O evento, promovido pelo vice-prefeito Sebastião Melo, foi realizado na sede do Clube Veleiros do Sul.

Para Melo, investir na educação ainda é o caminho mais curto para alcançar o desenvolvimento social e econômico necessário para o país. “O futuro passa, necessariamente, pela educação, que não se limita só à escola. É preciso estimular e valorizar a aprendizagem também na família e na sociedade”, garantiu o vice-prefeito.

“Que tipo de escola queremos?”, perguntou a secretária adjunta da Educação do Rio Grande do Sul, professora Iara Wortmann. “Uma escola gaiola ou uma instituição que reúna condições para o aluno alçar voo e buscar a emancipação.” A secretária municipal da Educação, professora Cleci Jurach, encerrou as palestras, apresentando a rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário